Quarta 18 Jul 2018

Falso Livre Abrítrio

Razões porque não acreditamos no livre arbítrio do homem para a salvação

Texto: João 19:30

A Bíblia afirma que, em decorrência da queda, o homem ficou totalmente inabilitado espiritualmente. Ou seja, ele não pode por si mesmo, fazer nada para mudar o seu estado de pecado.

A corrupção original impregnou de tal modo a natureza humana que alcançou seu espírito, mente, vontade, sentimentos e o próprio corpo, inabilitando-o a fazer qualquer coisa espiritualmente agradável a Deus.

Por essa transgressão, geralmente conhecidas como pecado original, a imagem de Deus foi totalmente deformada no homem, ele e seus filhos se tornaram, por natureza, inimigos de Deus, escravos de satanás e servos do pecado

 

A Queda

O que as escrituras têm a dizer sobre a queda?Afinal, foi ela que produziu o que chamamos de depravação total. O que aconteceu no Éden? Uma simples desobediência sem maiores conseqüências?Não foi um processo em que o pecado envolver totalmente o ser de nossos primeiros pais. O intelecto foi tomado pela dúvida que produziu incredulidade, que gerou insubmissão, que por sua vez degenerou em rebeldia contra Deus.

O Resultado Imediato Da Queda

Aconteceu conforme Deus havia advertido: da arvore do conhecimento do bem e do mal não comerás: porque no dia em que comeres certamente morrerás (Genesis) e o homem morreu no dia em que comeu?Fisicamente não (só cerca de novecentos anos depois). Contudo, seja Deus verdadeiro e mentiroso todo o homem. Então, em que sentido, nossos pais morreram no dia morreram no dia da desobediência? espiritualmente

Propagação Para Toda A Raça Humana

A morte espiritual, como resultado da queda, não se limita a nossos primeiros pais. A queda produzir neles uma natureza pecaminosa depravada hereditária. Quando o salmista diz “em pecado me concedeu minha mãe”, é esta verdade que ele salienta. Porque nossos primeiros pais pecaram somos concedidos em pecado; herdamos deles uma natureza depravada. A “gente” do pecado foi transmitido por eles a toda a raça humana, de modo “como esta escrito: não há justo nem sequer um, não há quem entenda não há quem bosque a Deus ;todos se extraviaram ,à uma se fizeram inúteis;não há quem faça o bem ,não há nem um sequer”(Romanos 3:10-12).

As escrituras não deixam à menor duvida quanto ao estado de espiritual do homem não regenerado: esta morto em seus delitos e pecados Efésios 2:1-5

Razões porque não acreditamos no livre arbítrio do homem para salvação.

Escravo do Pecado

O homem natural, por si mesmo não pode escolher o bem espiritual? Podia um escravo decidir, “hoje não vou oferecer meu corpo para trabalho, vou descansar, vou passear no campo”?Nunca; um escravo é um cativo que tem sua vontade subjugada, que só compete fazer a vontade do seu Senhor. “em verdade, em verdade vos digo: todo que comete pecado é escravo do pecado João 8:34.todos os homens naturais estão nos “Laços do diabo ,tendo feitos cativos,tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade” II Timóteo 2:26.

Seus Sentidos  espirituais não Funcionam

Isto é esta cega, esta surda, sua mente esta espiritualmente incapacitada; impossibilitada de compreender verdades espirituais.

Assim, como os sentidos de um morto não podem mais responder aos estímulos, não levando mais nenhuma informação a sua mente, o mesmo acontece com o morto espiritual. Ele não enxerga verdades espirituais, não ouve a palavra da verdade, não sente a fragrância de vida, não sente gosto dos alimentos espirituais mais apetitosos, e não responde aos estímulos do evangelho.

Que tipo de cooperação um morto pode dar?Como pode um morto espiritual cooperar para a sua vivificação?

Como pode arrepender-se, como pode crer se não ouve e nada vê?

Ora, o homem natural não aceita as coisas do espírito de Deus porque lhe são loucura e não pode entende –las porque elas se discernem espiritualmente I coríntios 2:14

  • Morto – Efésios 2:1,5; Romanos 5:12;Colossenses 2:13
  • Cego – Efésios 4:18
  • Sem entendimento- 1 coríntios 2:14
  • Escravizado no pecado – João 8:34
  • Em inimizade contra Deus – Romanos 8:7;Romanos 5:10
  • Avesso à luz – João 3:19,20
  • Sem desejo Deus por– Romanos – 3:18
  • Destituídos de temor a Deus – Romanos 3:18
  • Não tem capacidade de ir a cristo – João 6:44,65

 

Tradutor

Portuguese Arabic Dutch English French German Italian Japanese Russian Spanish

Siga-nos

TwitterFacebookGoogleRedditYoutube

Acessos em Nossos Artigos

Ver quantos acessos teve os artigos
548412

Visitantes On line

Temos 6 visitantes e Nenhum membro online

Enquete

Você acha que pode perder a salvação?

Sim - 11.1%
Não - 83.3%
Tenho dúvidas - 5.6%

Total votes: 198
The voting for this poll has ended on: 31 Dez 2017 - 00:00

Testemunhos

Quero agradecer primeiramente ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que nos faz reinar em vida ...

Pastor Marcio
Jul 16, 2013