Terça 18 Set 2018

16 Argumentos Que Mostram Que Cristo Não Morreu Pela Salvação de Todos os Homens

1. Dos argumentos baseados na natureza do novo concerto.

Argumento 1 – Em Mateus 26.28 o Senhor Jesus Cristo fala de “o meu sangue, o sangue do novo testamento”. Este novo “testamento”, ou “concerto” é um novo acordo, ou contrato, que Deus fez para salvar os homens. O sangue de Cristo derramado em sua morte é o preço desse acordo, e diz respeito somente àqueles a quem o corpo se aplica. Este novo acordo, ou aliança, é diferente do velho acordo (ou concerto) Deus prometeu salvar todos os que guardassem as suas leis: “Homem que fizer estas coisas viverá por elas”. Romanos 10:5; Levíticos 18:5. Mas, em razão dos homens serem pecadores, eles não podem guardar as leis de Deus. Portanto, o velho acordo ficou sem efeito. No novo acordo, Deus promete colocar suas leis em nossas mentes e escrevê-las em nossos corações (Hebreus 8:10). É claro, então, que esse acordo diz respeito somente àqueles em cujos corações e mente Deus realmente fez isso: Desde que Deus obviamente, não faz isso para todos os homens não podem estar incluídos no acordo pelo qual Cristo fez morrer. Alguns tem sugerido que Deus iria escrever sua Lei em nossas mentes se apenas crêssemos. No entanto, fé é a mesma coisa que ter a lei de Deus escrita em nossos corações. Então, falar como alguns significam dizer: se a lei está em nossos corações (isto é, como ela é em todos os crentes), Deus, promete que ele irá escrever sua lei em nossos corações – o que é uma tolice! A natureza do novo concerto deixa claro que a morte de Cristo não foi por todos os homens.

Argumento 2 – O Evangelho em outras palavras as novas sobre o novo concerto – tem estado no mundo desde os tempos de Cristo. Contudo, nações inteiras tem vivido sem qualquer conhecimento dele. Se o objetivo da morte de Cristo era salvar todos os homens, sob a condição de que ele cressem então o evangelho devia ter sido anunciado a todos os homens. Há muitos versículos bíblicos que deixam claro que milhões jamais ouviram uma palavra sobre Cristo. E não podemos apresentar outra razão para isso, senão a razão que o próprio Jesus: “Sim”, ó Pai, porque assim te aprove (Mateus 11:26) tais versículos como Salmo 147:19, 20; Atos 14:16; Atos 16:6, 7; confirmamos os fatos de nossa experiência comum de que o Senhor não tomou qualquer providência para assegurar que todos ouvissem o evangelho. Precisamos concluir que não é propósitos de Deus salvar todos os homens.

Três argumentos baseados nas descrições bíblicas da salvação.

Argumento 3 – As Escrituras descrevem o que Jesus Cristo obteve com sua morte como “redenção eterna” (Hebreus 9:12) (Isto é, nossa libertação do pecado, da morte e do inferno, para sempre). Ora, se esta benção foi comprada para todos os homens, então todos os homens tem esta redenção eterna automaticamente, ou ela está à disposição de todos os homens na dependência do cumprimento de certas condições. De acordo com a Bíblia, não é verdade, de maneira alguma, que todos os homens tem redenção eterna. Portanto, seria a redenção eterna disponível sob certas condições? Pergunto, Cristo satisfez essas condições por nós ou apenas nos tornamos merecedores do cumprimento dessas condições se outras condições forem cumpridas por nós? A primeira dessas afirmativas que Cristo realmente cumpriu todas as condições necessárias quanto ao dom da redenção. Significa que todos os homens tem realmente essa redenção; o que, como já temos visto, não concorda com nossa experiência a respeito dos homens! Temos que dizer, portanto, que se Cristo não cumpriu as condições para que todos os homens obtivessem a redenção, ele deveria ter cumprido essas condições apenas por aqueles que cumpririam outras condições. Estamos agora andando em círculos, fazendo com que aquelas condições que foram cumpridas! Estes argumentos demonstram quão irracionais é supor que Cristo morreu a fim de obter a salvação eterna para todos os homens. Insiste-se ainda que a redenção eterna é obtida sob o cumprimento de certas condições, então, todos os homens deveriam ser notificados. Mas, esse conhecimento lhes tem sido sonegado, porque o evangelho tem sido ocultado a algumas pessoas.

Argumento 4 – A Bíblia descreve cuidadosamente aqueles pelos quais Cristo morreu. Sabemos que toda a raça humana pode ser dividida em dois grupos, e que Cristo morreu apenas por um desses grupos. Os versículos bíblicos que mostram que Deus dividiu os homens em dois grupos são: * Mateus 25:12 e32 * João 10:14 e 26 * João 17:9 * Mateus 13:24-30, 13:36-43 * Romano 9:11-23

Daí aprendemos que há aqueles a quem Deus ama, e aqueles a quem ele odeia; aqueles a quem ele conhece, e aqueles a quem ele não conhece, existe o trigo e o joio. Outros versículos deixam claro que Cristo morreu apenas por um desses dois grupos. É – nós dito que ele morreu por: * Seu povo Mateus 1:21 * Suas ovelhas João 10:11 e 14 * Sua igreja Atos 20:28 * Seus eleitos Romanos 8:32-34 * Seus filhos Hebreus

A caso não deveríamos concluir de tudo isso, que Cristo não morreu por aqueles que não são seu povo, ou suas ovelhas, da sua igreja? Ele não pode, portanto, ter morrido por todos os homens.

Argumento 5 – Não devemos descrever a salvação de nenhuma maneira diferente, daquela que a Bíblia a descreve. E a Bíblia não diz em lugar algum que Cristo morreu “Por todos os homens”, ou por cada homem em particular. Ela diz que Cristo deu sua vida “em resgate de todos”; entretanto, isso não pode provar que signifique mais que “todas as suas ovelhas” ou “todos os seus eleitos”. Se estudarmos cuidadosamente qualquer versículo que emprega a palavra “todos” e o examinarmos em seu contexto, logo estaremos convencidos de que, em lugar algum, as escrituras dizem que Cristo morreu por todos os homens, sem exceção de nenhum.

Dois argumentos baseados na natureza da obra de Cristo

Tais expressões deixam claro que Cristo estava fazendo algo na qualidade de substituto de outro. Ora, se ele morreu em lugar de outros, segue-se que todos aqueles cujo lugar ele tomou devem estar agora livres da ira e do julgamento de Deus. (Deus não pode punir juntamente Cristo e aqueles a quem ele substituiu!) Contudo, está claro que nem todos os homens estão livres da ira de Deus (ver João 3:36). Portanto, Cristo não pode ter sido o substituto de todos os homens.

Argumento 7 – As escrituras descrevem a natureza da obra que Cristo realizou como a obra de um mediador de um sacerdote: Ele “é mediador dum novo testamento” (Hebreus 9:15). “Ele age como um mediador dum novo testamento” (Hebreus 9:15). Ele age como um mediador sendo o sacerdote daqueles que ele leva a Deus. Que Jesus Cristo não é o sacerdote de todos é óbvio, tanto pela experiência como pelas escrituras.

Três argumentos baseados na natureza da santidade e da fé.

Argumento 8 – Se a morte de Cristo é o meio pelo qual aqueles por quem ele morreu são purificados do pecado e são santificados, então ele deve ter morrido somente por aqueles que realmente estão limpos de pecados e santificados. Portanto, Cristo não morreu por todos os homens. Talvez eu deva provar que a morte de Cristo é, de fato, o meio para obter a purificação e a santidade. Vou fazer isso de duas maneiras:

1 – O padrão de adoração do velho testamento destina-se a ensinar a ensinar a verdades a respeito da morte de Cristo. O sangue dos sacrifícios do velho testamento fez com que aqueles por quem ele morreu? (Hebreus 9:13, 14)

2 – Há versículos bíblicos que declaram com clareza que a morte de Cristo faz realmente as coisas que ela intencionava fazer; o corpo do pecado é destruído, para que não ais sirvamos ao pecado (Romanos 6:6); Temos redenção através do seu sangue (Colossenses 1:14); Ele deu a si mesmo para nos remir e nos purificar (Tito 2:14). Estes versículos, e muitos outros, enfatizam que a santidade é o resultado certo nas vidas daqueles por quem Cristo morreu. Visto que todos os homens não são santos, Cristo morreu por todos os homens.

Argumento 9 – A fé é essencial à salvação. Isso é claro nas escrituras (Hebreus 11:6) e a maioria das pessoas aceita o fato. Todavia, como já temos visto tudo. que é necessário para a salvação foi obtido para nós por Cristo. Ora, se esta fé essencial é obtida para todos os homens por Cristo, então é nossa com ou sem certas condições. Se é sem condições, então todos os homens a tem. Mas isso é contrário à experiência, e também às escrituras (2º Tessalonicenses 3:2). Se a fé é dada somente sob certas condições, então eu pergunto: sob que condições? Alguns dizem que a fé é dada sob a condição de que nós não resistamos significa, realmente, obedecer. Obedecer significa crer. Portanto, o que estes amigos realmente estão dizendo é: “A fé é concedida somente àqueles que crêem” (isto é, àqueles que têm fé!) isso é completamente absurdo. Por outro lado, alguns argumentam que a fé não é para nós pela morte de Cristo. Então, seria a fé um ato de nossa própria vontade? Mas isso é bastante contrário que muitos versículos bíblicos ensinam, e ignorar o fato de que os incrédulos estão mortos em pecados, incapazes de realizar qualquer ato espiritual (1º Coríntios 2:14). Portanto, volto à posição de que a fé é obtida por Cristo. A Fé é uma parte essencial da santidade. No argumento 8, mostrei que a santidade é obtida para nós pela morte de Cristo. Portanto, ele também obteve a fé para nós. Negar isso é dizer que ele obteve apenas uma santidade parcial, isto é, uma fé deficiente. Ninguém sugere isso seriamente. Mais ainda, Deus escolheu seu povo, como nos é dito, a fim de que ele fosse santo; Deus “nos elegeu... para que fossemos santos” (Efésios 1:4). Repetindo, a fé é uma parte essencial da santidade. Ao eleger seu povo para ser santo, necessariamente Deus decidiu que ele teria fé. As escrituras afirmam claramente que a fé obtida para nós por Jesus Cristo, que é “o autor e consumador da fé”. (Hebreus 12:2). Declaração como esta, confirmam que a morte de Cristo obtém fé para seu povo. Visto que não são todos os homens que a têm Cristo não pode ter morrido por todos os homens.


Argumento 10 - O povo de Israel era, de muitas maneiras, uma espécie de ilustração da Igreja de Deus no Novo Testamento. 1º Coríntios 10:11. Seus sacerdotes e sacrifícios eram exemplos daquilo que Jesus viria fazer pela Igreja de Deus. Jerusalém, a Cidade deles, é usada como figura do céu do crente (Hebreus 12:22). Um verdadeiro Israelita é um crente (João 1.47) e um verdadeiro crente é um Israelita (Gálatas 3:29). Portanto, eu argumento da seguinte maneira: Se a nação dos judeus foi escolhida por Deus, entre todas as nações do mundo, para ilustrar suas relações com a Igreja, segue-se, então, que a morte de Cristo foi somente pela Igreja e não pelo mundo todo. A maneira como Deus tratou o seu povo escolhido no velho testamento é uma ilustração de que a salvação obtida por Cristo não é para todos os homens, mas é apenas para o seu povo escolhido.

Um Argumento Baseado no Significado da Palavra “Redenção”

Argumento 11 – A maneira como a Bíblia descreve uma doutrina deve nos ajudar a entender a doutrina.Uma palavra Bíblica que é usada para descrever a salvação obtida por Cristo é a palavra Redenção. Exemplo: ““... “““ “““ Temos a Redenção pelo sangue” (Colossenses 1.14); essa palavra significa libertar uma pessoa do cativeiro através do pagamento de um preço”. A pessoa não está redimida a não ser que seja libertada. Por isso, a própria palavra nos ensina que Cristo não pode ter obtido a redenção para aqueles que não estão livres. A Redenção Universal (Assim Chamada!) que finalmente deixa alguns ainda no cativeiro é uma contradição de termos. O Sangue de Cristo é realmente chamado de preço, e de resgate, em alguns versículos (Veja Mateus 20:28). Ora, o propósito de um resgate é obter a libertação daqueles pelos quais o preço é pago. É inconcebível que um resgate seja pago e a pessoa ainda continue prisioneira. Por conseguinte, como pode ser argumentado que Cristo morreu por todos os homens são salvo? Somente os que estão realmente livres do pecado podem ser aquele por quem Cristo morreu. “Redenção” não pode ser “Universal”, como “Romano” não pode ser “Católico”! A Redenção tem que ser particular, visto que somente alguns são redimidos.

Um Argumento Baseado no Significado da Palavra “Reconciliação”

Argumento 12 - Uma outra palavra que a Bíblia usa para descrever aquilo que Cristo obteve mediante sua morte, é a palavra “Reconciliação”: 21- E a vós outros também que, outrora, éreis estranho e inimigos... (22) Agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne... (Colossenses 1:21-22). Reconciliação quer dizer restaurar as relações de amizade entre duas partes que anteriormente eram inimigas. Na salvação, da qual a Bíblia nos fala, Deus é reconciliado com Deus. Estas duas coisas têm que ser verdadeiras; a reconciliação de uma parte e da outra são dois atos separados, é uma tolice sugerir que Deus, por intermédio da morte de Cristo, agora está reconciliado com todos os homens, mas que somente alguns homens estão reconciliados com ele. Espero que ninguém sugira que Deus e todos os homens estão reconciliados dessa maneira. Isso seria uma reconciliação capenga! Não há verdadeira reconciliação a menos que ambas as partes estejam reconciliadas uma com a outra. O efeito da morte de Cristo foi a reconciliação tanto de Deus com os homens como os homens com Deus; “Fomos Reconciliados com Deus pela morte de seu Filho” (Romanos 5:11) ambas as reconciliações são, também, mencionadas em (2º Coríntios 5:19-20). Ora, como esta dupla reconciliação pode ser “ Reconciliado” com a noção de que a morte de Cristo é para todos os homens, eu não posso entender! Porque, se todos os homens são, pela morte de Cristo, assim duplamente reconciliados, como pode acontecer que a Ira de Deus esteja sobre alguns? (João 3:36). Sem dúvida alguma Cristo somente pode ter morrido por aqueles que estão realmente reconciliado.

Um Argumento Baseado no Significado da Palavra

Argumento 13 - É verdade que a Palavra satisfação não é usada na versão inglesa da Bíblia, com referencia à morte de Cristo. Mas, aquilo que a palavra significa,isto é, “um pagamento total daquilo que é devido a um acredor por um devedor” é um pensamento freqüentemente usado no Novo Testamento, quando se refere à morte de Cristo. Em nosso caso, os homens são devedores a Deus, pois falharam em obedecer aos seus mandamentos. A satisfação requerida para pagar nosso pecado é a morte- o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). As leis de Deus nos acusam, expressando a justiça e a verdade de Deus. Perante elas estamos convictos de que somos seus transgressores, merecendo, portanto, morrer. A salvação só é possível se Cristo pagar nosso débito e, assim, satisfazer a justiça de Deus. Sua morte é chamada de uma “Oferta” (Efésios 5:2). A Palavra oferta significa um sacrifício de expiação ou um sacrifício para fazer reparação devido o pecado.

Dois Argumentos Baseados no Valor da Morte de Cristo.

Argumento 14 - O Novo Testamento, fala freqüentemente, do valor da morte de Cristo, com a qual ele pode comprar e obter certas coisas. Exemplo: É dito eu a redenção eterna é obtida “por seu próprio sangue” (Hebreus 9:12); é dito que a Igreja de Deus foi resgatada “como seu próprio sangue” (Atos 20:28); e os cristãos são chamados “povo adquirido” (I Pedro). Cristo por sua morte, então comprou todos aqueles por quem ele morreu, todas aquelas coisas que a Bíblia salienta como resultados de sua morte. O valor da sua morte e do poder do diabo, da maldição da lei e da culpa do pecado. O valor da morte obteve a reconciliação com Deus, paz e redenção eterna. Estas coisas são agora dons gratuitos de Deus, porque Cristo as comprou. Se Cristo morreu por todos os homens, por que então todos os homens não tem essas coisas? Será que o valor da sua morte não é suficiente? Será que Deus é injusto por não dar a todos aquilo que Cristo comprou? Tem que ser óbvio que Cristo não pode ter morrido para adquirir essas coisas para todos os homens, e sim somente para aqueles que realmente desfrutam delas.

Argumento 15 - Há frases que são frequentemente empregadas para se fazer referencia à morte de Cristo, tais como: morrendo por nós; suportando nossos pecados; sendo nossa segurança. O significado evidente de tais frases é que Cristo, em sua morte, foi um substituto de outros para que eles pudessem ser livres. Se, em sua morte, Cristo foi substituto de outros, como podem eles mesmos morrerem também, carregando ainda seus próprios pecados? Assim sendo, Cristo não pode ter sido um substituto a favor deles. Daí, fica claro que ele não pode ter morrido por todos os homens. De fato, dizer que Cristo morreu por todos os homens é a maneira mais rápida de provar que ele não morreu por ninguém. Porque se Ele morreu em lugar de todos, e, contudo, nem todos salvos, então ele falhou em seu propósito.

Um argumento geral baseado em versículos específicos das Escrituras.

Argumento 16 – Há um grande numero de versículos bíblicos que eu poderia usar para argumentar que Cristo não morreu pelos pecado de todos os homens. Vou selecionar apenas nove e, com eles, encerrar nossos argumentos nesta parte.

1 – Gênesis 3:15. Este é o primeiro versículo bíblico no qual Deus indica que há uma diferença entre o povo de Deus e seus inimigos. “... sua semente” (da mulher) significa Jesus Cristo e, portanto, também todos os crentes em Cristo, (isso é claro a partir do fato de que a profecia sobre a semente da mulher é cumprida em Cristo e em seu povo). “... tua semente” (da semente) significa todos os homens incrédulos do mundo (veja João 8:44). Desde que Deus prometeu somente inimizade entre a semente da mulher, é óbvio que Cristo, a semente da mulher, não morreu pela semente da serpente!

2 – Mateus 7:23. Cristo aqui declara que há pessoas que ele jamais conheceu. Todavia, em outro lugar (João 10:14-17). Ele diz que conhece todo o seu povo. Será que ele não conhece todos aqueles por quem morreu? Se há alguns que ele não conhece, então ele não pode ter morrido por eles.

3 – Mateus 11:25-27. Conforme estas palavras, é claro que há alguns dos quais Deus esconde o evangelho. Se é a vontade do Pai que o evangelho não seja revelado a eles, Cristo não pode ter morrido por eles. Nós devemos notar que Cristo, aqui, agradece ao Pai por fazer esta diferença entre homens – uma diferença que somente alguns homens ainda se recusam acreditar!

4 – João 10:11, 15-16, 27-28. Destes versículos fica bastante claro que:

A. Nem todos os homens são ovelhas de Cristo.

B. A diferença entre os homens um será óbvia.

C. As ovelhas de Cristo são identificadas como “aquelas que ouvem a voz de Cristo”, outros não a ouvem.

D. Alguns que ainda não são identificados como ovelhas já estão escolhidos e se tornarão conhecidos (“outras ovelhas”).

E. Cristo morreu, não por todos, mas especificamente por suas ovelhas.

F. Aqueles por quem Cristo morreu são os que lhe foram dados pelo Pai. Ele não pode, então, ter morrido por aqueles que não lhe foram dados.

5 – Romanos 8:32-34. Destes versículos, entendemos com clareza que a morte de Cristo pertence somente ao povo eleito de Deus e, também, que a intercessão de Cristo é somente em favor desse mesmo povo.

6 – Efésios 1:7. A partir deste versículo, podemos dizer que se o sangue de Cristo foi derramado por todos, então todos devem ter a redenção e este perdão. Mas, certamente, nem todas as pessoas os possuem.

7 – 2º Coríntios 5:21. Portanto, em sua morte Cristo feito pecado por todos aqueles que nele forma feitos justiça de Deus. Se ele foi feito pecado por todos, então, por que todos não são feitos justiça?

8 – João 17:9. A intercessão de Cristo não e por todos os homens, e, portanto, nem a sua morte.

9 – Efésios 5:25. Cristo ama a Igreja e isso é um exemplo de como um homem deve amar a sua esposa.

Por quem Cristo morreu?

Fonte: Livro: Por quem Cristo morreu? - John Owen

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